Conserto

Sistemas da Prefeitura enfrentam instabilidade

A situação gerou indisponibilidade em alguns serviços municipais

Os serviços da Prefeitura e secretarias municipais foram afetados na manhã desta terça-feira (28), depois que cabos de fibra ótica foram rompidos nos trechos entre as cidades de Guaíba, Camaquã, Pinheiro Machado e Bagé. Assim que o problema foi constatado, a Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel) colocou os sistemas dos órgãos públicos em funcionamento por meio de um link de backup, que fornece um sinal com velocidade mais reduzida, a fim de evitar maiores transtornos.

Em nota, a Oi informou que um duplo rompimento de um cabo de fibra ótica, ocorrido por volta das 9h45min, nas rodovias entre as cidades de Guaíba e Camaquã e entre Pinheiro Machado e Bagé, provocou a paralisação parcial dos serviços de telefonia fixa, banda larga e telefonia móvel em algumas cidades da Região Sul do estado como Pelotas, Rio Grande, Pinheiro Machado, Capão do Leão e São Lourenço e Camaquã. Tão logo os rompimentos foram detectados, técnicos da operadora foram acionados e estão trabalhando para restabelecer os serviços no menor prazo possível.

 

- Serviços afetados pelo rompimento em Pelotas:

Trânsito

Os agentes de Trânsito não conseguem acessar o sistema do Detran em função do sinal de internet estar instável. O telefone da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) também enfrenta indisponibilidade.

Segurança

A Guarda Municipal enfrenta instabilidade no telefone 153.

Fazenda

A Secretaria da Fazenda (SMF) está com o atendimento interrompido até que os sistemas retornem.

Assistência Social

A Secretaria de Assistência Social está sem sinal de internet e o atendimento do setor de Cadastro Único fica interrompido até o restabelecimento.

Sanep

Na autarquia, não é possível abrir novos requerimentos ou gerar a segunda via da conta de Água. O restante dos serviços está funcionando.

SAMU

O telefone 192 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) está instável (em alguns momentos funciona, outros não.

- Prazo para retomada

      Enquanto os serviços não forem totalmente restabelecidos, atendimentos podem sofrer atrasos e lentidão. A Oi, empresa responsável pelo fornecimento do sinal, informou, por meio de nota, que técnicos da operadora foram enviados aos locais para solucionar o problema. A retomada do sistema volta aos poucos, mas não há prazo para resolução completa do problema.

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